Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Importância do diagnóstico da esporotricose no Distrito Federal

  • 19 de agosto de 2020

O fator sanidade tem sido de fundamental importância neste ano que enfrentamos o grande desafio da Covid-19. Mas é importante destacar que também há outras doenças, que são transmitidas de animais para seres humanos, as conhecidas zoonoses, com é o caso da esporotricose. Para o melhor tratamento da doença é fundamental um bom diagnóstico, segundo o Méd. Vet. Lucas Edel, membro da Câmara Técnica de Saúde Pública do CRMV-DF e professor do UniCEUB. Ele está desenvolvendo a pesquisa intitulada “A complexidade da esporotricose: médico veterinário clínico sabe diagnosticar e tratar esta doença?” pesquisa sobre o diagnóstico da doença. ”. (clique aqui e participe da pesquisa e ajude a pesquisa do professor).

lucas edel lucas edel bancada

O objetivo da pesquisa é avaliar o conhecimento do profissional frente a um caso suspeito e/ou confirmado de esporotricose no Distrito Federal. “Nós queremos saber se os médicos-veterinários sabem realmente diagnosticar a doença”. O professor iniciou a sua pesquisa devido ao aumento de casos, com registros de surtos na Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e também já tivemos diagnóstico no Distrito Federal. “A gente tem uma subnotificação destes casos e algumas doenças elas acabam mimetizando a sintomatologia clínica da esporotricose em felinos, como é o exemplo da dermatomicose que também é causada por um fungo e é semelhante”. Explica Lucas sobre a importância de se conhecer as características da doença para uma melhor identificação da esporotricose.

Ele explica que a esporotricose é uma doença em expansão no Brasil, causada por um fungo, presente no solo e na vegetação. Pode afetar diversas espécies de animais, incluindo cães e gatos e ainda pode ser transmitida ao ser humano, por isso é imprescindível ter alguns cuidados. “O felino, atualmente é a principal fonte de infecção entre os pets, eles têm uma maior vulnerabilidade ao desenvolvimento dessa doença. Observamos uma ação muito agressiva desse fungo, nessa espécie”. Explica Lucas sobre o diferente comportamento da doença entre as espécies.

humano felino

Entre os felinos a doença é mais agressiva e pode evoluir ao óbito do animal contaminado. “As lesões costumam ser ulceradas e ela tende a evoluir para todo o corpo do animal, gerando um estresse muito grande e o paciente pode até parar de se alimentar.” Ele explica também, que em seres humanos o comportamento é semelhante, mas não com a mesma gravidade e que em ambos os casos, uma intervenção terapêutica pode evoluir para a cura.

Ele explica que o resultado dessa pesquisa é importante para os clínicos melhorarem o diagnóstico e o manejo terapêutico dos pacientes infectados. “Atualmente, no Brasil, essa e a principal doença ocupacional entre médicos-veterinários. Então nós temos muitos casos de esporotricose que é confundido com dermatomicose.” Finaliza o professor que busca esclarecer aos profissionais, as diferenças entre duas doenças parecidas em seu aspecto visual, mas que ameaçam os felinos.

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

19 de agosto de 2020

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais