Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Inscrições abertas e gratuitas: V Seminário Nacional de Residência em Medicina Veterinária

  • 5 de setembro de 2016

Com foco na melhoria da qualidade dos programas de treinamento supervisionado em serviço, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) promove o V Seminário Nacional de Residência em Medicina Veterinária. O evento ocorrerá nos dias 22 e 23 de novembro, na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre 1º de setembro e 7 de novembro no portal do CFMV (clique aqui para fazer a sua inscrição). Estão convidados a participar do evento os coordenadores de programas de residência e aprimoramento profissional em Medicina Veterinária, assim como preceptores, tutores, docentes, estudantes, residentes e diretores de hospitais veterinários.

O tema do seminário abrange dois tópicos de grande importância para a profissionalização do médico veterinário no Brasil: a Residência Integrada ao SUS e a Acreditação dos Programas. Na programação estão palestras e debates com integrantes da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV) do CFMV e representantes de programas de residência brasileiros.

Para obter o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), os programas de residência em saúde devem ser orientados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com as necessidades e realidades de cada região. No V Seminário Nacional de Residência em Medicina Veterinária os educadores e representantes de cursos terão a oportunidade de ouvir relatos de coordenadores e tutores de programas de residência que atendem com sucesso a esses requerimentos.

De acordo com Benedito Dias, presidente da CNRMV/CFMV, essa integração também é essencial para a inserção qualificada de jovens profissionais em áreas prioritárias da saúde pública, o que inclui os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

“Para que o médico veterinário tenha essa visão integrada bem concreta e, principalmente, para que ele tenha condições de atuar nos sistemas de saúde pública e tenha um conhecimento efetivo do SUS, a residência é o caminho a ser seguido”, ressalta.

Acreditação

O segundo dia do evento será reservado a Acreditação dos Programas de Residência e Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária. A nova iniciativa do CFMV, a ser divulgada em breve, tem como objetivo reconhecer a competência dos cursos de treinamento em serviço e ajudar profissionais a optar por programas que sigam os critérios de excelência idealizados pelo CFMV de acordo com os mais altos padrões de capacitação.

Serviço

V Seminário Nacional de Residência em Medicina Veterinária

Tema: Residência Veterinária Integrada ao SUS e Acreditação dos Programas

Data: 22 e 23 de novembro

Local: Sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP)

Público alvo: coordenadores de programas de residência e aprimoramento profissional em Medicina Veterinária, preceptores, tutores, docentes, estudantes, residentes e diretores de hospitais veterinários.

Inscrições: Entre 1º de setembro e 7 de novembro no portal do CFMV.  

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do CFMV

Mais informações www.cfmv.gov.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais