Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal será realizado em abril de 2017

  • 15 de setembro de 2016

Nas diferentes formas de convivência entre animal e ser humano, no esporte, na produção animal ou mesmo como companhia, podem ocorrer situações que envolvem dor e sofrimento para os animais. Em alguns casos passam despercebidas pelo homem, como no caso de uma simples mudança de ambiente.

Com o objetivo de contribuir cada vez mais para atualização profissional, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) promove entre 18 e 20 de abril de 2017, em Porto Alegre (RS), o IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal. A organização do evento conta com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Sul (CRMV-RS).

“O Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina Veterinária imbuídos de suas responsabilidades oferecem aos médicos veterinários e zootecnistas mais um Congresso para reciclar, atualizar e incentivar os profissionais em busca de novas posturas, tão necessárias para as exigências do momento”, afirma o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

O presidente do CFMV lembra que as discussões também fazem parte da preocupação com a Saúde Única. “É preciso mostrar a todos os avanços da ciência, permitindo e possibilitando melhor interação homem/animal e, consequentemente a relação com a natureza. Juntos estaremos construindo um mundo mais justo”, afirma Arruda.

Fique atento, pois, as inscrições terão início em breve, no portal do CFMV.

 

Interesse em não sofrer

O tema do evento é “Bem-estar e dor: interesse em não sofrer” e ressalta importância de um atendimento cada vez mais qualificado pelos profissionais. 

“O tema busca valorizar a prevenção e minimização do sofrimento físico e psíquico em situações de manejo dos animais a partir da atuação de médicos veterinários e zootecnistas”, reforça a presidente da Comissão Nacional de Bioética e Bem-estar Animal (Cebea/CFMV), Carla Molento.

A presidente do IV Congresso e integrante da Cebea/CFMV, Ceres Faraco, ressalta que o tema se insere em uma perspectiva global sobre o bem-estar animal como princípio norteador das ações humanas com os animais. “Nesse sentido, todos os procedimentos veterinários precisam ser reavaliados e, se necessário, aprimorados a partir desta perspectiva”, diz.

Para a também integrante da Cebea/CFMV, Paloma Bosso, as melhorias com a garantia do bem-estar se estendem para o ser humano, que passa a ter uma convivência mais tranquila com o animal.  “O animal, quando tem a opção de escolher, opta pelo ambiente com mais recursos, que causa menos sofrimento.  Queremos mostrar a importância que essas escolhas causam para ele e o respeito por um ser que sente”, explica Bosso.

Essa relação será reforçada pelo conceito de bem-estar único, um dos valores do CFMV. O conceito enfatiza que ao melhorar o bem-estar animal, o bem-estar humano e ambiental também são afetados positivamente. “Para haver avanços tem que se ter um olhar para o todo, uma visão holística e não reducionista. Se nos importamos com um desses eixos, nos importamos com o todo”, ressaltou Carla Molento. 

Programação

A programação contará com palestras voltadas para as diferentes áreas de atuação que envolvem trabalho com animais de produção, companhia, selvagens e de laboratório.

“Os debates multidisciplinares irão reunir cientistas internacionais e nacionais com uma programação que trata de práticas do cotidiano sobre dor e bem-estar nas diferentes espécies, avanços na neurociência, ética e emoções para subsidiar e aprimorar nossas atuações profissionais”, relata Ceres Faraco.

A escolha dos palestrantes e dos temas também irá, segundo ela, abrir espaço para valorizar a troca de experiências, semear o debate e promover a interação de participantes com interesses diversos.

O I Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal foi realizado em 2008, seguido pela segunda edição, em 2010, e a terceira em 2014.

Temas dos trabalhos

No IV Congresso serão aceitos trabalhos na forma de resumo simples sobre os seguintes temas: o bem-estar de animais usados para trabalho e esporte; o bem-estar de animais usados para companhia; o bem-estar de animais usados para ensino e pesquisa; o bem-estar de animais selvagens; Bioética e Legislação; Dor e sofrimento em animais; e Interação entre seres humanos e animais. O prazo para envio será divulgado em breve.

Serviço

IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-Estar Animal  

Tema: Bem-estar e dor: interesse em não sofrer 

Data: 18 a 20 de abril de 2017

Local: Porto Alegre (RS)

Mais informações e inscrições em breve no portal do CFMV

 

Assessoria de Comunicação do CFMV

 

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais