Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lei distrital proíbe uso de animais em testes na produção de cosméticos

  • 26 de novembro de 2020

O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha sancionou a lei 6.721, que proíbe a utilização de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos e de higiene pessoal, perfumes e seus componente, no âmbito do DF. A lei foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal do dia 24 de novembro de 2020 e também estabelece as punições aos transgressores.

A presidente da Câmara Técnica de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal do CRMV-DF, médica-veterinária Liziè Pereira Bus relata que a medida é bem recebida pela sociedade “Nós entendemos que existem maneiras de executar testes dos produtos sem o uso de animais. Existem modelos matemáticos, tecidos vivos produzidos em laboratório que podem substituir o modelo que usa animais.” Ela explica o critério de importância dos produtos. “Ainda tem mais, produtos cosméticos não são de primeira necessidade. No caso de medicamentos, é diferente e neste caso, muitos ainda não tem como substituir.” Conclui Liziè.

A lei entra em vigor somente em 2022 e traz valores altos para empresas e profissionais que não a seguirem. Veja medidas:

 

Para a instituição que usar animais em pesquisa:

– multa no valor de R$ 1 milhão por animal

– multa dobrada na reincidência

– suspensão temporária do alvará de funcionamento

– suspensão definitiva do alvará de funcionamento

 

Para o profissional:

– multa no valor de R$ 40 mil por animal

– multa dobrada a cada reincidência

O projeto foi proposto pelo Deputado Leandro Grass (REDE) define o que são os referidos produtos, além de apresentar uma lista deles: “são considerados produtos cosméticos, de higiene pessoal e perfumes as preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas de uso externo nas diversas partes do corpo humano, tais como pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-lo, perfumá-lo, alterar sua aparência ou os odores corporais, protegê-lo ou mantê-lo em bom estado.”

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais