Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais uma ação do CRMV-DF na PREVENÇÃO da Covid-19

  • 31 de março de 2020

Diante o grande problema sanitário que o mundo vive, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal dá sua ajuda para enfrentar o COVID-19. No sábado 28 de abril o presidente do CRMV-DF reuniu-se com o Secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo e o representante da Academia Brasileira de Medicina Veterinária Intensiva (BVCCS), Médico-Veterinário Rodrigo Cardoso Rabelo. Na pauta, a parceria entre as entidades para gerenciar o empréstimo de equipamentos de respiração artificial usados por profissionais da saúde que são compatíveis para animais e seres humanos.

Secretariadesaúde

Segundo Laurício, o CRMV-DF contribui com o enfrentamento da crise estreitando elos entre as entidades. “O CRMV-DF demonstra a sua importância em participar da construção de uma Saúde Pública, possibilitando uma agenda com o Secretário de Estado de Saúde do Distrito Federal e o representante da BVCCS, Médico-Veterinário Rodrigo Rabelo, na Secretaria”. No encontro, Rodrigo esclareceu que o CRMV-DF desempenhou um papel fundamental entre a entidade e a Secretaria de Saúde do DF. “O papel do Laurício foi cumprido, que foi colocar a gente dentro da secretaria. Isso aí não tem preço e nem tem trabalho, foi o mais difícil”. Explicou.

O representante da BVCCS, Rodrigo Rabelo, apresentou o projeto e o seu funcionamento, que consiste em cadastrar nome de profissionais, empresas e seus respectivos equipamentos e a quantidade dessas máquinas disponíveis para reforçar o atendimento de futuros pacientes. “Nós vamos entregar a lista de equipamentos a Secretaria de Saúde do DF e estamos trabalhando em uma minuta de contrato. ” Ele explica que este é o momento mais difícil, já que a pessoa que vai emprestar quer garantias, e este contrato irá estabelecer estes critérios, período de uso, e nas mesmas condições de uso, de devolução, etc.

A ideia surgiu em fevereiro, quando a entidade procurou o Conselho Federal de Medicina Veterinária, que chancelou a iniciativa. Daí por diante, a BVCCS iniciou o cadastro de pessoas e entidades interessadas em participar.

A partir de agora, é aguardar os trâmites jurídicos, ou seja, a definição do modelo de contrato a ser usado e acertar os detalhes de recolhimento dos equipamentos. Segundo Rodrigo, especialistas apontam que o pico de infectados seja no mês de abril e é quando todo o esforço feito até agora fará sentido.

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

31 de março de 2020

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais