Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Manifestação sobre as vaquejadas

  • 25 de outubro de 2016

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal – CRMV/DF, é uma autarquia pública, responsável por orientar, fiscalizar, supervisionar e disciplinar o exercício das profissões de médico veterinário e zootecnista, bem como órgão de consulta dos governos da União, dos Estados e dos Municípios em assuntos referentes ao exercício profissional, ao ensino, à pesquisa, à extensão, à produção animal, à defesa sanitária, à saúde pública e ao meio ambiente, nas áreas sob sua respectiva jurisdição.

Em cumprimento a estas disposições, o CRMV/DF editou e colocou em audiência publica o MANUAL DE ORIENTAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA O EXERCÍCIO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA com normas e procedimentos que regulamentam as atividades do setor e disciplinam o exercício da responsabilidade técnica, com o objetivo de melhorar o desempenho da função perante a empresa ou promotor de eventos e o consumidor, tendo como responsável em todo o evento um Responsável Técnico Médico Veterinário e/ou Zootecnista.

Destaca-se que a vaquejada é uma atividade que vem ao longo do tempo, evoluindo e se adequando às exigências de bem-estar animal, atendendo ao fluxo de progresso humano em todas as áreas de conhecimento e vivências, onde se busca o reconhecimento, a valoração e o respeito à vida, dentro de princípios bioéticos que estabelecem uma nova relação entre o ser humano e o animal.

Considera-se também que existe um apelo cultural muito forte, em relação a vaquejada, que se transformou numa atividade que envolve uma grande movimentação econômica, agregada à leilões, à venda de animais, com geração de empregos e importante área de atuação de profissionais ligados à produção animal.

O peão de vaquejada é considerado, pela Lei nº 10.220, de 11 de abril de 2001, um atleta profissional que atua em provas de rodeios em montarias de bovinos e equinos, nas vaquejadas e provas de laço, em eventos promovidos por entidades públicas ou privadas, como prática esportiva.

É extremamente importante a participação dos médicos veterinários e dos zootecnistas nestes eventos, atuando como profissionais na prevenção e promoção da sanidade e bem-estar dos equinos e bovinos envolvidos e que prestam assistência aos animais em tempo real, coibindo maus tratos. Proibir esta prática e não regulamentá-la, poderá levar à clandestinidade e consequentemente à um retrocesso nos avanços alcançados.

No entanto, estas atividades devem possuir um comitê de segurança e de bem-estar animal responsável por revisar as regras e regulamentações das competições, para garantir que as mesmas estejam em concordância com as leis vigentes, estaduais e federais.

Este tipo de manifestação popular, em consonância com as exigências da bioética e do bem-estar animal atende as disposições do item VII, do Artigo 225, da Constituição Federal, onde está previsto que o brasileiro deve “proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade”. Além disto, existem outros projetos de leis em tramitação, entre eles o PL 1554/2015, que pretende elevar a manifestação popular conhecida como Rodeio Crioulo à condição de patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Os Conselhos Profissionais como organismos do Estado que executam a tarefa de fiscalização e controle dos trabalhadores de determinada profissão em determinado campo de trabalho, juntamente com a sociedade, devem estar atentos ao cumprimento dos dispositivos éticos e zelar pelo exercício legal da profissão, onde somos todos responsáveis pelo bem-estar do animal e do ser humano.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais