Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Manipulação de produtos para uso veterinário é tema de reunião entre CFMV e CFF

  • 26 de novembro de 2020

Na sexta-feira (20), os presidentes do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, e do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, iniciaram os diálogos sobre a Resolução CFMV nº 1.318/2020. A norma dispõe sobre o exercício das atividades relacionadas à assistência médico-veterinária que envolvam produtos para uso em animais e dá outras providências. A reunião foi realizada na sede do CFF, em Brasília.

Em detalhes, a resolução detalha o papel do médico-veterinário em todo o processo de uso de medicamentos humanos ou veterinários em animais. Logo após a publicação da norma, os Conselhos Regionais de Farmácia (CRFs) de alguns estados iniciaram autuações em estabelecimentos veterinários, provocadas por um ofício circular do CFF enviado aos regionais, logo após a publicação da resolução do CFMV.

“A reunião foi bem cordial e produtiva. Identificamos que há termos na norma do CFMV que podem levar a interpretações equivocadas, resultando na extrapolação do âmbito de atuação profissional, e procuramos o CFF para esclarecer todos os detalhes e tirar as dúvidas”, explicou o presidente do CFMV.

O encontro resultou na definição de uma agenda técnica entre os dois conselhos. “A missão dos técnicos será harmonizar o texto de forma que não haja dúvidas quanto às atividades autorizadas ao médico-veterinário na assistência que envolva produtos para uso em animais”, detalhou o presidente do CFF.

A reunião abriu espaço para a atuação conjunta dos dois conselhos também em relação a outros temas. “Atuaremos sempre em parceria com o CFF para dúvidas sobre essa e outras questões que envolvam as áreas de farmácia e veterinária”, comentou Cavalcanti.

Também participaram da reunião, pelo CFMV, o diretor do Departamento Jurídico, Cyrlston Valentino, e o assessor técnico-jurídico Rodrigo Montezuma. Pelo CFF, estiveram presentes Lenira da Silva Costa, vice-presidente; João Samuel de Morais Meira, diretor tesoureiro; e Gustavo Beraldo Fabrício.

Fonte:  Assessoria de  Comunicação Social do CFMV

25/11/2020 – Atualizado em 25/11/2020 – 12:40pm

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais