Estão abertas sete consultas públicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de relevância para médicos-veterinários e zootecnistas. Duas delas tratam de defesa agropecuária. A primeira visa implementar o Painel de Controvérsias da Defesa Agropecuária, para criação de um fluxo único entre entidade reguladora, setor regulado e sociedade para aperfeiçoar respostas estruturadas e qualificadas. Já a segunda é sobre a lista de temas da Agenda Regulatória 2020-2021 da Secretaria de Defesa Agropecuária, que vai subsidiar a tomada de decisão sobre novas regulamentações.
Na vigilância de doenças, outras duas consultas públicas seguem abertas para envio de sugestões. Uma propõe a revisão do Programa de Erradicação da Febre Aftosa, cujo prazo para participar já termina agora no dia 16 de janeiro. Outra pede contribuições sobre o Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica.
Para o controle sanitário de alimentos de origem animal, o ministério pede sugestões sobre o regulamento técnico de charque, carne salgada curada e dessecada e o miúdo salgado dessecado. Também consulta sobre as normas de destinação do leite e derivados frente aos desvios detectados em matérias-primas e produtos.
No início de 2020, o Mapa ainda abriu para participação social a proposta da Política Nacional de Recursos Genéticos da Agrobiodiversidade, considerados matéria-prima para garantir atividades relacionadas à produção de grãos, à pecuária e à aquicultura, à silvicultura e à agroindústria alimentícia.
Assessoria de Comunicação do CFMV
14 de janeiro de 2020
Outras notícias
Acesso Rápido
Contatos
SCS Quadra 01, Edifício Ceará, Bloco E, Nº 30, 14º andar
Asa Sul, Brasília - DF
CEP 70.303-900
CRMVDF@CRMVDF.ORG.BR
(61) 3225-6621
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal © 2022 - Todos os direitos reservados.
Fale com o CRMV-DF!