Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Medicina Veterinária recebe homenagem em sessão solene do Senado Federal

  • 19 de março de 2019

O Senado Federal realizou sessão solene em homenagem a instituições da Medicina Veterinária, na segunda-feira (18). A sessão comemorou os 110 anos de criação da Diretoria de Indústria Animal, os 36 anos da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet) — com destaque para seu presidente, professor Milton Thiago de Mello — e os 99 anos da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV). O CRMV-DF participou da solenidade representado pelo seu Assessor Técnico, Roberto Gomes Carneiro.

O presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida foi convidado a compor a mesa do Senado ao lado de autoridades, colegas de profissão e representantes da agropecuária brasileira, entre eles o presidente da mesa do evento, senador Wellington Fagundes (PR-MT) e a autoridade do Exército, general de Brigada Pedro Canazio.

Em seu discurso, o presidente do CFMV falou sobre o protagonismo da Medicina Veterinária na economia e na vida da população brasileira e a importância dos médicos-veterinários na proteção da saúde animal e no desenvolvimento do agronegócio no país. Atualmente, o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) tem 161 mil médicos-veterinários registrados.

“Destaco o trabalho de um profissional, em especial, que considero como exemplo à classe pelo seu desempenho e pioneirismo: Doutor Milton Thiago de Mello, 103 anos. Ele é referência por sua dedicação, treinamento continuado e pela brilhante carreira construída”, disse Almeida.

O presidente do CFMV lembrou a trajetória do colega. “Milton Thiago de Melo criou centros de combate à peste bubônica, trabalhou em pesquisas sobre brucelose e conquistou uma vasta experiência com primatas no interior da Amazônia, inclusive em aldeias indígenas”. Ao final do discurso, ele agradeceu os esforços e a atuação dos presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária para o sucesso da profissão.

O senador Wellington Fagundes detalhou, em suas palavras, a história da Medicina Veterinária e suas instituições. Ele discorreu sobre o momento de singular dinamismo e de grandes conquistas que a profissão passa atualmente. “Mesmo com a premência do tempo, este encontro também nos permite perceber que o sucesso do agronegócio está umbilicalmente ligado ao trabalho desses profissionais”, disse, e complementou: “Destaco Milton Thiago de Melo, que aos 103 anos goza de plena saúde, lúcido e muito produtivo, sendo o autor de inúmeros livros e de mais de 150 trabalhos científicos”.

Milton Thiago de Mello agradeceu a todos pelas palavras e homenagem, ressaltando que ainda tem mais a viver pela profissão. “O grande segredo de uma boa saúde é ter amigos”, comentou.

Também fizeram parte da mesa do evento: o secretário em exercício de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Flávio Bittarelo; o vice-presidente da Federação Nacional de Medicina Veterinária, José Pinto Rocha; presidente e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, Luiz Cecílio e Josélio Moura; e o presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, Milton Thiago de Mello.

Prestigiaram a sessão, também representando o CFMV, o secretário-geral, Helio Blume; o tesoureiro, Wanderson Alves Ferreira; o asessor jurídico, Rodrigo Montezuma; e a assessora da presidência do Conselho, Erivânia Camelo. Além disso, participaram do evento os presidentes dos CRMVs dos estados da Bahia, Altair Santana de Oliveira; do Espírito Santo, Marcus Campos Braun; do Paraná, Rodrigo Távora Mira; de Santa Catarina, Marcos Vinícius de Oliveira Neves; do vice-presidente do Mato Grosso, Roberto Renato Pinheiro da Silva; e o Assessor Técnico do Distrito Federal, Roberto Gomes Carneiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CFMV com informações do CRMV-DF

19 de março de 2019

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais