Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Médicas Veterinárias e Zootecnistas no campo promovendo desenvolvimento social

  • 29 de março de 2019

O médico veterinário e zootecnista são profissionais que trabalham diretamente com animais, proporcionando o seu bem-estar, ao mesmo tempo que cuida de sua saúde, também cuida da saúde humana. Mas como imaginar estes profissionais trabalhando a favor do desenvolvimento social de uma região? Uma comunidade? Pois saiba que isto é possível e é feito pelos profissionais que trabalham na Empresa de Assistência Técnica e Extensão rural do Distrito Federal – Emater-DF.

Segundo a Gerente de Desenvolvimento Agropecuário, Médica Veterinária, Flávia de Carvalho Lage e a Coordenadora de Programa Agropecuário e Produção Orgânica, Zootecnista Isabela Carlota Souza Belo, ambas da EMATER-DF, explicam como é o dia-a-dia de trabalho na empresa. A equipe de trabalho é multidisciplinar e tem como principal objetivo auxiliar pequenos e médios produtores rurais a produzirem alimentos de qualidade, aproveitando da melhor maneira os recursos que tem.

mulheres na EMATER

Isabela e Flávia

 

Em sua coordenação, Isabela reporta o trabalho voltado ao equilíbrio ambiental paralelo a produção de alimentos de origem animal. “Como zootecnista procuramos oferecer conhecimento para melhor produzir alimentos, mas com a preocupação de não agredir o meio ambiente” explica Isabela.

Ao tentar ilustrar casos de sucesso, as duas profissões se complementam. Ao mesmo tempo que o médico veterinário se preocupa com a sanidade animal, abordando questões clínicas e de vacinação, quando chega a vez de abordar a alimentação e o manejo, o zootecnista entra e torna o resultado ainda mais viável, afirmam as profissionais. “Nós nos complementamos, medicina veterinária, zootecnia e outras profissões que também estão no campo, como as ciências agrárias.” Explica Flávia ao tentar ilustrar o dia-a-dia de trabalho da Emater.

Mulher no campo

Elas têm diferentes opiniões sobre o modo como as mulheres são recepcionadas no trabalho do campo, que por muitos anos foi considerado uma área com predominância masculina. Flávia, que é médica veterinária, reconhece que a diferença física em alguns momentos fazem diferença, mas nada que impeça o desempenho do trabalho. “Existem técnicas que diminuem a necessidade da força, então é a hora de lançar mão do conhecimento e a experiência que adquirimos ao longo dos anos.” Mas no meio dos profissionais, hoje em dia as mulheres chegam a ser maioria, tanto nas faculdades, quando nas empresas e já aparecem mais em cargos de chefia, reporta Flávia.

A zootecnista Isabela reporta que os clientes homens se comportam com um pouco de desconfiança. “Vejo que alguns deles demonstram insegurança em aceitar nossas orientações, mas com a obtenção de resultados, o comportamento logo muda” explica. Ela relata que o cenário vem mudando, até porque vêm aumentando o número de clientes mulheres. “Observamos que o perfil do nosso cliente tem mudado. Temos mais mulheres desempenhando atividades no campo, assumindo a sua vocação. ” Ela entende que em outros tempos, as mulheres que gostariam de trabalhar na terra, liderando equipes não tinham espaço, em consequência da predominância masculina no campo.

A Emater

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal – Emater-DF, foi instituída em 1978. Trata-se de uma empresa pública, vinculada à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF e criada com o objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável e a segurança alimentar, por meio de Assistência Técnica e Extensão Rural de excelência e em benefício da sociedade do DF e Entorno.

A empresa realiza cerca de 120 mil atendimentos por ano, por meio de diversos métodos como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo, reuniões técnicas entre outros. São esses métodos que aproximam os produtores rurais das inovações e orientações levadas pela extensão rural do DF. Na área social, a Emater-DF leva orientações sobre aposentadoria rural, benefícios sociais e políticas públicas de inclusão.

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

27 de março de 2019

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais