Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Médicos Veterinários esclarecem dúvidas sobre controle de Medicamentos Controlados de uso Veterinário

  • 26 de abril de 2018

Médicos Veterinários reuniram-se ontem (25), no UniCEUB para esclarecer dúvidas sobre a operação do SIPEAGRO, o sistema utilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA para registro e cadastro de Estabelecimentos e Produtos Agropecuários, em todo o país. O Fiscal Agropecuários e Médico Veterinário Egon Vieira da Silva conduziu as orientações de funcionamento do sistema. O evento foi realizado pelo CRMV-DF com a parceria do UniCEUB. Representaram o conselho o Secretário-Geral, Roberto Gomes Carneiro e os conselheiros Rafael Silva de Souza e Marina Zimmerman Galvão.

DSC 0159 DSC 0170

Segundo a Instrução Normativa nº 35 de 2017 o sistema será de uso obrigatório a partir de janeiro de 2019 como ferramenta para a realização e acompanhamento dos Processos Administrativos de Fiscalização.

Segundo Egon, o evento foi bem proveitoso. “O papel do Ministério não é só publicar normas, mas também prestar esclarecimento para aquilo que faz a sociedade.” E complementou sobre o funcionamento do sistema “Duvidas existem. Todo sistema tem uma fase de implantação e depois ele entra em uma rotina.” Na saída da palestra, alguns participantes comentaram sobre a facilidade de usar o SIPEAGRO.

Em Balanço sobre o evento, o conselheiro do CRMV-DF, Rafael Silva Souza, destaca que a participação foi positiva, já que fizeram simulações de cadastros de profissionais, de estabelecimentos, notificações de aquisição de produto, emissão de receitas médicas a serem entregues aos proprietários. “O sistema funcionou, tivemos a participação de mais de 80 médicos veterinários do Distrito Federal, com muitas perguntas, a participação foi bem efetiva, tanto que o evento que era previsto ter um intervalo e seguiu ininterruptamente” justificou Rafael sobre a participação dos colegas.

 

A importância do controle de substâncias

Egon explica sobre a importância do controle de substâncias que compõem medicamentos controlados de uso veterinário. Segundo ele, o Brasil tem uma obrigação perante a Organização Mundial da Saúde, que controla o fluxo mundial destes produtos. A parte que é usada pelo país, seja na linha de produtos de uso humano, quanto na de uso animal, têm que ser monitoradas para a segurança da sociedade. “O MAPA tem que prestar conta disso a ANVISA. Mas hoje, a gente ainda não consegue chegar próximo a um número real”. Ele explica que o sistema foi criado para tentar melhorar o controle do fluxo das substâncias.

O Especialista em Anestesia e ex-presidente do CRMV-DF, o Médico Veterinário Ricardo Miyasaka de Almeida também fez um balanço positivo do evento e ressaltou a importância do controle dos medicamentos produzidos com substâncias controladas. “Os beneficiados serão os médicos veterinários e a sociedade.” No entanto, ele pontuou que ainda não ficou claro como será o uso de medicamentos de uso humano que os médicos veterinários fazem uso. “Vários anestésicos são fabricados por laboratórios de medicamentos de uso humano que a gente aplica na veterinária. Ainda não ficou claro como será esse controle.” questionou Ricardo.

O SIPEAGRO é o Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários implantado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, que segundo a Instrução Normativa nº 35 do órgão, tornará obrigatório o seu uso a partir de 1º de janeiro de 2019.

 

Serviço

Acesse o SIPEAGRO através do link:

http://sistemasweb.agricultura.gov.br/pages/SIPEAGRO.html

Dúvidas sobre o funcionamento podem entrar em contato com a equipe do SIPEAGRO através dos telefones e e-mails:

3218-2828 e pede para falar com a equipe de Produtos Veterinários

Ou pelo e-mail dpf.cpv@agricultura.gov.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais