Hoje, na abertura do Quadragésimo Congresso Brasileiro da ANCLIVEPA gostaria de destacar que é cada vez mais comum ver animais de estimação ocupando lugar de destaque dentro das residências. Os bichinhos, que antes eram simples companhias, se tornaram, em muitos lares, o status de “filhos” e as famílias passaram a ser definidas como “famílias multi-espécies”. A mudança no comportamento das famílias é só uma das evidências de que o Mercado de Pet no Brasil se expande cada vez mais.
Baseando-se na estatística brasileira mais recente (de 2013), existem quase 200 milhões de pets no Brasil. Essa população enorme gera um faturamento também impressionante para o setor: R$ 20 bilhões ao ano. Dentro desse mercado o segmento de saúde animal passou do 9º para o 1º lugar, onde circulam cerca de R$ 600 milhões anualmente.
O nicho de mercado vem migrando da medicina veterinária curativa para a preventiva. Comparando com outros mercados, o pet, hoje, é maior do que o de casamentos e, acreditem, maior que o mercado do futebol. Grandes empresas estão investindo na área com foco na medicina-veterinária e isso é, e será cada vez mais o “grande segmento no mercado de pets”. Neste sentido, vislumbro para um futuro bem próximo que os jovens que vão se graduar na profissão farão posteriormente, não somente uma pós-graduação em Clínica Médica ou Cirúrgica, mas também, em Marketing e Gestão, a fim de aprimorar seu atendimento ao cliente.
Entendo que o segmento da Clínica Médica Veterinária é amplamente desenvolvido dentro dos Cursos de Medicina Veterinária, e que formam profissionais generalistas capazes de atuar em qualquer uma das diversas áreas profissionais da carreira. Mas a Sociedade Brasileira, isto é, o mercado consumidor está mais exigente, e a nossa função, como profissionais que somos, é acompanhar às demandas desta Sociedade.
Desta forma, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal – CRMV/DF se dedica a fomentar o aprimoramento constante dos profissionais e, neste sentido, apóia às ações que a ANCLIVEPA desenvolve. Tenham certeza que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal está preparado para dar início à importante jornada no caminho da valorização da nossa profissão, assim, reforçando a importância do médico-veterinário perante à Sociedade.
Médico Veterinário Laurício Monteiro Cruz
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal
Presidente
Outras notícias
Acesso Rápido
Contatos
SCS Quadra 01, Edifício Ceará, Bloco E, Nº 30, 14º andar
Asa Sul, Brasília - DF
CEP 70.303-900
CRMVDF@CRMVDF.ORG.BR
(61) 3225-6621
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal © 2022 - Todos os direitos reservados.
Fale com o CRMV-DF!