Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

No mês da mulher CRMV-DF conta a história de sua primeira presidente

  • 9 de março de 2021

No dia internacional da mulher, várias homenagens são feitas exaltando sua sensibilidade, ternura e carinho, mas também é importante destacar sua garra, capacidade de liderança e protagonismo em suas profissões. A medicina-veterinária e a zootecnia, felizmente não são órfãs de exemplos, já que atualmente elas são a maioria entre os profissionais registrados no CRMV-DF.

Exemplo de protagonismo feminino faz parte da CRMV-DF, que teve como primeira presidente, a médica-veterinária Marcia França Gonçalves Villa. Mas não para por aí, a primeira sessão plenária da entidade foi realizada no dia 8 de março de 2004.

Primeira sessão plenária do CRMV DF

Primeira sessão Plenária do CRMV-DF, realizada no dia 8 de março de 2004

Marcia graduou-se em medicina veterinária e fez o seu mestrado em microbiologia pela UFRRJ depois especializou-se em saúde coletiva pela UNB. Ela foi coordenadora nacional de zoonoses do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) do MAPA. Por fim, foi Auditora Fiscal Federal Agropecuária (AFFA), aonde se aposentou.

Para chegar a ocupar o cargo de presidente do CRMV-DF, Márcia explicou que as coisas foram acontecendo, quando foi perguntada sobre participar da primeira composição de diretores da entidade. “Eu conhecia muita gente, trabalhei no Ministério da Saúde, no Ministério da Agricultura. Tinha um bom diálogo entre os colegas, em áreas diferentes da profissão”.

Ela explicou que a primeira gestão foi pautada pelo trabalho em estabelecer condições mínimas para o funcionamento da entidade, da mobília aos funcionários. “No início nós funcionamos em uma sala, cedida pelo CFMV, aonde hoje é a sede do CRMV-DF. Parte da mobília conseguimos por doação. Aos poucos nós fomos nos ajeitando”. Após os primeiros meses de funcionamento, quando acessou os recursos da entidade, a diretoria alugou algumas salas no antigo Venâncio 3000 e abriu concurso público para a contratação de funcionários.

Segundo Márcia, os desafios que enfrentou foram de duas formas. Quando trabalhou na área de saúde, precisou se impor como mulher, mas também como profissional da área de saúde. “Foi quando se estabeleceram as carreiras das profissões que iriam fazer parte da área de saúde. Eu fui indicada, à época, pelo CFMV, junto ao médico-veterinário Paulo Cesar Augusto de Sousa para compor o Conselho Nacional de Saúde. E ali nós discutimos a importância das carreiras, inclusive a medicina veterinária na saúde pública e naquela ocasião foi inserida a medico- veterinário como profissional de saúde”. Fruto destas discussões foi a publicação da Resolução 287/1998 que lista os profissionais da área de saúde.

Quando trabalhou na área de agricultura seu desafio foi maior, já que era minoria, se não a única algumas vezes. “Eu tive reuniões de trabalho que era eu e vários homens. Às vezes é complicado”. Em seu relato ela explica que seguiu o exemplo de uma colega de trabalho. “Mas tinha uma pessoa no Ministério da Agricultura, na época, a Dra. Tânia Maria de Paula Lira. Ela foi uma referência para a gente”. Segundo Márcia, ela era uma mulher que foi conquistando o seu espaço e serviu de referência para outras mulheres no órgão. Tânia foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Secretária Nacional de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.

Por fim, Márcia dá um recado para as colegas que estão começando ou estão na caminhada profissional. “Primeiro que a gente não pode desistir, temos que nos qualificar e se empenhar no que a gente faz. A partir do momento que você consegue, as barreiras vão sendo vencidas”. Ela finaliza incentiva as colegas de profissão.

Marcia Villa

Médica-veterinária Márcia França Golçalves Villa

 

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

09 de março de 2021

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais