Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nota à imprensa sobre a possível transferência de animais do Zoológico de Brasília para Santuário em São Paulo.

  • 24 de agosto de 2015

2.08.2015

Em atenção à imprensa e à sociedade, em virtude de notícia veiculada na mídia sobre a possíveltransferência de animais do Zoológico de Brasília para santuário ecológico, em São Paulo, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal vem esclarecer que:

Sobre a análise técnica da possível doação dos felinos do Zoológico de Brasília que será realizada por Comissão Técnica vinculada ao Comitê Interinstitucional de Política Distrital para os Animais (CIPDA), instituído pela Secretaria de Meio Ambiente do Governo de DF:

– O principal objetivo dessa análise é a garantia da saúde e bem-estar dos animais. Primeiramente, é necessário avaliar a condição de transporte e a possível situação de stress em que serão submetidos durante o tempo de viagem, já que se trata de animais silvestres, idosos e com patologias. Além disso, devem ser avaliadas as condições de adaptação desses animais que há décadas estão acostumados a um único local.

– Ressaltamos que do ponto de vista veterinário, a doação será positiva se for comprovado tecnicamente que o novo local possui condições de tratamento melhores do que recebem hoje no Zoológico de Brasília. Ainda, avaliar o bem-estar de um animal é ponderar sobre o histórico de vida desse animal, suas patologias e debilidades físicas e promover alimentação e tratamentos adequados a suas necessidades, entre diversas variáveis. O bem-estar animal não está relacionado apenas com o tamanho da área em que este animal vive, e sim à diversas variáveis contextualizadas ao histórico de vida de cada animal.

– Dessa forma, esclarecemos que a avaliação técnica sobre o bem-estar animal durante o transporte e a adaptação, assim como a avaliação sobre as condições sanitárias e veterinárias do Santuário dos Gnomos dizem respeito à preocupação primordial deste Comitê e do CRMV-DF que é zelar pela garantia do bem-estar desses animais.

 

Atenciosamente,

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais