Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nota de esclarecimento sobre castração irregular no DF

  • 5 de julho de 2021

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal – CRMV-DF, esclarece à população que projetos de castração solidária, não registrados na entidade, são ilegais e podem colocar em risco a segurança dos animais. Esta autarquia tomou conhecimento, que no último fim de semana (dias 3 e 4 de julho), o médico-veterinário Rodrigo Mendes participou de um projeto de castração solidária junto à Confederação Brasileira de Proteção Animal.

O referido projeto não está registrado no órgão, o que é obrigatório, e descumpre as legislações que tratam do tema, comprometendo, dessa maneira, a saúde e o bem-estar dos animais e da população.

O CRMV-DF é completamente a favor dos mutirões de castração desde que os procedimentos sigam as diretrizes legais, entre elas, o registro do projeto na autarquia por meio de formulário específico e com antecedência mínima de 60 dias da data prevista para a realização e que cumpra o disposto na legislação, em especial, as resoluções do CFMV nº 962/2010 e nº 1275/2019 e do CRMV-DF nº 015/2017.

A organização do evento reuniu-se com representantes do CRMV-DF, que fizeram todos os esclarecimentos necessários, além de colocar à disposição sua Assessoria Técnica para sanar dúvidas sobre as exigências da atual legislação, de aspectos técnicos necessários para a execução de cirurgia de castração de forma segura, passando por procedimentos de admissão dos pacientes, técnicas de cirurgia, anestesia e analgesia adotados pelo profissional até a o acompanhamento pós-alta. Tudo com o objetivo de garantir segurança e bem-estar aos pacientes.

Desta forma o CRMV-DF esclarece que reforça o seu compromisso com a saúde única dos animais, do meio ambiente e dos seres humanos atuando nas fiscalizações e apurações de denúncias que chegam na entidade. Este é um trabalho árduo que é executado para garantir a sociedade que os serviços médicos-veterinários e zootecnistas sejam oferecidos ao cidadão de forma plena e segura.

 

Assessoria de Comunicação do CRMV-DF

5 de julho de 2021

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais