Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O médico-veterinário também cuida da saúde pública

  • 17 de setembro de 2020

A campanha comemorativa do dia do médico-veterinário de 2020 tem o tema principal a inserção do profissional na Saúde Única e a sua atuação na promoção do bem-estar animal, ambiental e da saúde humana. O objetivo é esclarecer a população sobre quais os ramos que ele pode atuar, da produção de alimentos de origem animal, como carne, leite, ovos a produção de vacinas para seres humanos e animais.

Segundo o médico-veterinário Lucas Edel Donato, que trabalha na área técnica das leishmanioses, no Ministério da Saúde, esclarece que este profissional desempenha um papel importante no planejamento e na execução de projetos referente a Saúde Única e explica também um pouco do seu trabalho. “No Ministério da Saúde existe um departamento de doenças transmissíveis, e dentro deste departamento existe várias coordenações, uma delas cuida de doenças vetoriais, aquelas que são causadas por vetores (mosquitos). Nós entendemos que algumas dessas doenças são zoonoses, ou seja, transmitidas de animais para humanos. Nós sabemos que há uma necessidade de uma médico-veterinário para atuar neste cenário”.

O trabalho do médico-veterinário, vai no desenvolvimento de estratégias e de políticas públicas de saúde para prevenir doenças como a Raiva, a Leishmaniose, esporotricose, doença de chagas, entre outras.

Lucas Edel explica como o planejamento feito pela equipe que ele participa chega até o cidadão. “Tomando como exemplo as políticas públicas para a raiva: temos a imunização dos animais (vacinação) e fazer bloqueio quando é registrado um caso. Outro exemplo seria sobre a leishmaniose: a gente faz o diagnóstico da doença e também realiza inquéritos sorológico nos bairros. ”

Ele explica também que, quando todas as informações são reunidas tanto das operações em campo, quanto do planejamento é possível trabalhar na diminuição da incidência das doenças. “A gente faz análise para verificar a cobertura vacinal para a raiva, analisa e identifica a quantidade de casos de esporotricose humano que está ocorrendo para ser feita uma vigilância de gatos e dos animais contaminados a sua volta, para implementar ações para tentar conter o aumento da doença”.

O médico-veterinário e os demais profissionais da saúde, dentro do SUS, constroem um sistema multidisciplinar de observação, planejamento, ações de prevenção e enfrentamento de várias doenças. Lucas destaca que “não existe um profissional melhor, mas cada um tendo a sua representatividade”.

Lucas Edel Donato é formado pela Universidade de Vila Velha-ES, trabalha no Ministério da Saúde e também é professor universitário do curso de medicina veterinária do Centro Universitário UniCEUB em Brasília.

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais