Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que se conhece sobre a Covid-19 e como evitá-la

  • 17 de agosto de 2020

O Brasil, por ser um país de proporções continentais, enfrenta um grande desafio que é a oferta de políticas públicas em saúde. Mas a abrangência territorial não é a única dificuldade dos profissionais que trabalham com epidemias, mas também a circulação de outras doenças, como a dengue, chikungunya, sarampo, entre tantas outras, explica o Médico-Veterinário, Walter Ramalho, professor da Universidade de Brasília, sobre o enfrentamento a pandemia do Covid-19.

Walter Ramalho 

Professor Walter Ramalho

Ele também é epidemiologista e explica como uma série de acontecimentos pode dificultar o enfrentamento da Covid-19, em um país tão diversificado e diferentes culturas. “Quando tive a oportunidade de trabalhar no Ministério da Saúde, pudemos trabalhar sobre uma narrativa das desigualdades sociais do Brasil em saúde. Hoje nós também estamos vendo isso com o Covid-19. ”

Walter explica que ainda não é possível afirmar o quanto estes critérios podem impactar a população, já que se trata de uma doença nova e pouco conhecida. Contudo, o professor esclarece que a Covid-19 talvez seja a doença mais pesquisada em um menor período de tempo. “Existem milhares de artigos de pesquisa sobre a doença sendo publicado. Mesmo assim ainda existe uma série de lacunas, como por exemplo, quais individuos irão desenvolver a doença em seu quadro mais grave”. Conclui o Médico-Veterinário, ao explicar que, devido a sua taxa de letalidade ser baixa, muitas pessoas adoecem e continuam circulando, levando a doença a outros indivíduos. Ele destaca que a principal maneira de conter a infecção pelo vírus é diminuindo a circulação das pessoas e melhorando a proteção individual, com uso de máscaras e aumento da higienização das mãos.

Algumas doenças acometem classes sociais distintas, mas adianta que, com a Covid-19, parece ser diferente. “Parece-me que a Covid-19 tem uma dinâmica espacial muito interessante, pois ela começou em um bairro nobre e ela se espalhou. Hoje ela está na periferia. ” Explica que a doença não escolhe classe social afetando a todos.

O professor destaca que, entre os grupos mais vulneráveis estão os profissionais de saúde, devido a superexposição ao vírus “O contato constante com o vírus, e a grandes quantidades de vírus por longos períodos, tornam estes profissionais mais suscetíveis a infecção.”

A Covid-19 é uma doença que afetou o mundo inteiro, em 2020, e os seus impactos fizeram governos junto as suas instituições de pesquisa trabalharem em busca de soluções para enfrentar o problema. Enquanto a tão esperada vacina não é produzida, o trabalho é conscientizar a população em como evitar ser infectado pela doença, ou seja, melhorando a higienização pessoal, sobretudo das mãos; usando máscaras de proteção e evitando aglomerações, quando possível, ficando em casa.

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

18 de agosto de 2020

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais