Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

OIE lança o Desafio contra a Peste Bovina no mundo

  • 17 de janeiro de 2020

Começa hoje (15) o Desafio contra a Peste Bovina da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). A campanha vai até 12 de fevereiro e inclui um conjunto de ferramentas que podem ser consultadas e baixadas sobre o assunto, além de um jogo educativo desenvolvido para professores, estudantes de Medicina Veterinária, profissionais de laboratório e a comunidade veterinária em geral.

A intenção do jogo é ajudar o planeta a permanecer livre da Peste Bovina e garantir que a memória da doença seja mantida viva, mesmo que já tenha sido erradicada e, acima de tudo, que as partes interessadas na saúde animal estejam informadas sobre o papel que devem desempenhar na era da pós-erradicação.

Assista ao vídeo:

Peste Bovina.

A Peste Bovina é uma doença viral altamente contagiosa que afeta animais de casco fendido (principalmente bovinos e búfalos). A forma clássica da enfermidade pode ter um efeito avassalador em rebanhos.

Nas espécies bovinas, as mais suscetíveis, os sinais clínicos clássicos são febre, lesões erosivas na boca, secreções nasais e oculares, diarreia abundante e desidratação, o que geralmente leva à morte entre 10 e 15 dias. Em outras espécies, o quadro clínico da doença é mais leve.

O médico-veterinário é considerado o ator-chave na preservação da saúde pública e da saúde animal, além disso, ele trabalha para evitar qualquer surto de doença apareça em seu país.

Ao longo da história, a Peste Bovina causou a morte de milhões de animais em todo o mundo e provocou terríveis consequências para a segurança alimentar e os meios de subsistência rurais, além de perdas econômicas. Mas, graças a décadas de esforços internacionais, a Peste Bovina, em 2011, se tornou a segunda doença erradicada do planeta, depois da varíola em humanos.

Embora o vírus não circule mais entre os animais, o mundo permanece vulnerável a um possível reaparecimento da doença devido a amostras biológicas e material com conteúdo viral ainda armazenado em algumas instalações no mundo.

Assessoria de Comunicação do CFMV

15 de janeiro de 2020

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais