Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Palestrantes nacionais e internacionais participam de Seminário com discussões sobre Leishmaniose Visceral e Raiva

  • 20 de outubro de 2016

A situação de duas importantes zoonoses que comprometem a Saúde Única no Brasil e no mundo foi tema de debates durante o segundo dia do VIII Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária, em Campo Grande (MS). O seminário terminou nesta quarta-feira (19) e contou com a presença de palestrantes nacionais e internacionais de diferentes instituições.

O médico veterinário Ottorino Cosivi, diretor do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa/OMS), fez um histórico da raiva canina e humana no mundo. Segundo dados apresentados por Cosivi, a raiva canina ocasiona aproximadamente 59 mil mortes humanas, provocando perdas econômicas substanciais, de cerca de 8,6 milhões de dólares por ano.



Foto: Ascom/CFMV

Cosivi destacou ainda o aumento de casos transmitidos por outras espécies na América Latina e a importância da prevenção dentro das ações de saúde pública.

“Transferir informações é de grande responsabilidade. Na universidade, onde ainda se dedica mais à clínica de pequenos, é fundamental mostrar o papel do médico veterinário na saúde pública, em seu trabalho com a zoonose, na inocuidade de alimentos e com resistência antimicrobiana, por exemplo”, pontuou Cosivi.

A importância de ações educativas no combate à doença foi ressaltada por Fábio Shiroma de Araújo, coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros. Segundo ele, a baixa ocorrência da enfermidade pode provocar, muitas vezes, reintroduções e consequências negativas. “Quando não há notificação de ocorrências da enfermidade, as pessoas se esquecem de sua existência e não há educação sanitária”, disse.



Foto: Ascom/CFMV

A integrante da CNSPV/CFMV, Adriana Vieira, foi mediadora da mesa de debates e destacou a importância da prevenção. “Precisamos trabalhar antes da agressão acontecer e para isso é preciso estabelecer parcerias do setor público com o privado, garantir que o proprietário tenha conhecimento mínimo do comportamento animal”, afirmou.

Vieira também destacou a priorização da vigilância no processo. “Quanto mais controlada a doença, maior deve ser o cuidado com a vigilância, o controle das amostras e a forma de transporte e conservação”, disse.

 

Leishmaniose

A situação da Leishmaniose Visceral Canina (LVC) no Brasil e no estado do Mato Grosso do Sul também foi trazida à discussão. Segundo dados apresentados pelo representante do Ministério da Saúde, Francisco Edilson Júnior, a maior parte dos casos da América Latina é registrada no Brasil, sendo que em 2015 a letalidade foi a maior dos últimos dez anos, com mais de 3 mil novos casos.



Foto: Ascom/CFMV

“Uma doença que acomete 40 a 50% da população de um município é muito séria e afeta não só a saúde pública, mas todo o ambiente”, afirmou. Para Francisco, a união é essencial no combate à zoonose. “Sem ela não vamos chegar a lugar nenhum. Essa aproximação e convívio dos profissionais são muito importantes”.

Pensando na atuação multidisciplinar, a Saúde Única foi novamente destacada. A presidente da CNSPV/CFMV, Sthenia Amora, lembra que no combate à zoonose, todo o contexto deve ser avaliado. “Não se pode pensar só no reservatório e em ações individuais sem pensar em todo o entorno. Precisamos ver as três saúdes trabalhando juntas e enquanto só olharmos para o animal não vamos conseguir avançar”, afirmou Amora.

Ana Paula Antunes, da prefeitura municipal de Campo Grande, lembrou em sua palestra que o objetivo final das ações é produzir educação sanitária e não multar ou punir.



Foto: Ascom/CFMV

Em relação ao registro de medicamento à base de miltefosine para tratamento da Leishmaniose Visceral Canina (LVC) no Brasil, autorizado pelo Ministério da Agricultura e pelo Ministério da Saúde, o CFMV reiterou, no início do mês, o pedido de informações sobre o registro e enviou novo ofício solicitando informações sobre a previsão de publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Amora ressalta que a partir do registro do medicamento, qualquer outra medida ou medicamento sem comprovação continua sujeito a sanções.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CFMV

20 de outubro de 2016

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais