Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PASEP de servidor pode ser recalculado afirma advogado

  • 19 de agosto de 2019

Advogado sindical realiza pesquisa e conclui que servidores públicos, Médicos Veterinários e Zootecnistas que trabalharam e contribuíram para o PASEP até 1988 podem ter direito à correção de saque do Pasep. Quem afirma é o advogado Marcelo Reis Alves de Oliveira que atua na área a 17 anos.

Segundo Marcelo, o resultado de sua pesquisa sobre o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, conhecido como PASEP, deveria receber correção, que em alguns casos não ocorreram. “Hoje não vejo outra saída, senão acionar o Tesouro Nacional, representado pela Fazenda Nacional e o próprio Banco do Brasil, sim, os dois tem responsabilidade em tudo que ocorreu”.

Ele explica que começou a intentar várias ações em nome de correntistas e tem obtido resultados positivos, convencendo os juízes federais. Em um dos casos, uma pessoa que sacou R$287,30 na aposentadoria, foi indenizado em R$100.257,80.

O PASEP é um benefício concedido aos servidores públicos, que equivale ao Programa de Integração Social (PIS), oferecido aos empregados da iniciativa privada. A Constituição Federal de 1988 introduziu profundas modificações nos dois Programas, cessando as distribuições das cotas do Fundo PIS/PASEP, respeitando-se, contudo, a propriedade dos patrimônios individuais constituídos pelas distribuições das cotas, realizadas entre os anos de 1972 e 1989 e destinando as contribuições dos mesmos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT, para patrocinar os programas do Abono Salarial e do Seguro Desemprego, por isso, somente os participantes cadastrados até quatro de outubro de 1988 podem possuir cotas individual do PASEP.

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF com informações do Advogado Marcelo Reis alves Oliveira e do site do Banco do Brasil.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais