Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Presidente do CFMV participa de sessão no Senado em comemoração à Erradicação da Febre Aftosa no Brasil

  • 5 de abril de 2018

O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, participou, na última segunda-feira (02/04), de Sessão Especial do Senado Federal em Comemoração à Erradicação da Febre Aftosa no Brasil e ao reconhecimento internacional da condição de país livre da doença, com vacinação. O evento faz parte da “Semana Brasil Livre de Febre Aftosa”, organizada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com algumas instituições.

Almeida foi convidado a compor a mesa do evento ao lado do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, do presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, do senador Waldemir Moka, que presidiu a sessão, entre outras autoridades.

Com um discurso pautado na “alegria” em ter participado efetivamente da luta contra a doença, o presidente do CFMV enalteceu o papel decisivo do médico veterinário na erradicação da aftosa, “desde a pesquisa, à construção de um antígeno de qualidade, reconhecido, mundialmente”.

Almeida lembrou de sua trajetória como profissional e o orgulho de ter acompanhado a evolução tecnológica da fabricação da vacina contra a doença. “Quando afirmo ‘com alegria’ de ter participado deste combate, não foi fácil, focando a educação sanitária – conscientização do produtor rural; a vigilância sanitária e epidemiológica-profilaxia, trânsito e a interdição das áreas afetadas e por último, a vacinação”, contou o presidente do CFMV.

“Parabéns ao médico veterinário, zootecnista, pecuarista, industrial, professor pesquisador e sociedade como um todo, por esta conquista. Neste plano estratégico traçado pelo Mapa, acredito, como fundamental a vigilância nas fronteiras, incluindo-se portos e aeroportos”, proferiu o presidente. (Confira abaixo, em anexo, o discurso do presidente do CFMV na solenidade)

No próximo mês de maio, em Paris, na França, o Brasil receberá o certificado internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como país livre de febre aftosa com vacinação, abrangendo os estados do Amapá, Roraima, partes do Amazonas e Pará. Com isso, o processo de implantação de zonas livres de febre aftosa alcança toda a extensão territorial brasileira

“Com esse status, a pecuária brasileira passará para um patamar mais alto, permitindo um novo desafio que conquistaremos até 2023, o reconhecimento internacional de todo o país livre da febre aftosa sem vacinação. Essa condição traz evidentes impactos positivos para o país na consolidação e ampliação de mercados para os produtores pecuaristas brasileiros, ”afirmou o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em seu discurso.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CFMV

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais