Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Presidente do CFMV publica artigo sobre Leishmaniose

  • 8 de agosto de 2016

A Leishmaniose continua sendo uma ameaça à saúde pública no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença acometeu 3,5 mil pessoas em 2014, resultando na morte de 90 delas. Até que a cura para a doença seja cientificamente comprovada, o posicionamento institucional do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs), em conformidade com o que recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e as legislações vigentes, é pelo não tratamento da doença, garantindo assim a proteção à saúde pública. A melhor medida contra a doença é a prevenção. Ações como educação em saúde, enfrentamento à reprodução dos insetos transmissores da doença, vacinação dos animais e o uso de coleiras antiparasitárias são fundamentais, tendo os médicos veterinários um papel primordial. Os cães são o principal reservatório urbano do parasito, porque as características do organismo permitem uma alta multiplicação do protozoário, tornando-se fonte de contaminação por meio do mosquito transmissor. No caso de suspeita da infecção, os animais devem ser submetidos ao teste sorológico e ao exame parasitológico. Se o diagnóstico for positivo, a eutanásia é atualmente a única alternativa e deve ser cumprida de acordo com o Guia Brasileiro de Boas Práticas para Eutanásia em animais, do CFMV. Embora pesquisas se dediquem a desenvolver medicamentos e terapias, continua em vigor a Portaria Interministerial 1.426/2008, que proíbe o tratamento da Leishmaniose Visceral em cães com produtos que não sejam registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O CFMV trabalha na discussão e no apoio a políticas públicas junto aos órgãos governamentais, promovendo debates e cobrando ações, na busca e comprovação científica da cura para a Leishmaniose. Esperamos, o quanto antes, com a participação dos médicos veterinários, que seja possível encontrar o tratamento seguro e eficaz, comprovado cientificamente, para garantir a cura dos animais, protegendo a Saúde Única, dos animais, seres humanos e do meio ambiente.

Benedito Fortes de Arruda, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV)

Fonte: CFMV

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais