Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto piloto incentiva desenvolvimento de Aquicultura no DF

  • 15 de outubro de 2019

A aquicultura de um modo geral é uma janela de oportunidades para médicos veterinários seja na área de produção de alimentos quanto na área de piscicultura e ornamentação. Mas infelizmente existe carência de profissionais capacitados para trabalhar no setor, da produção de alevinos a entrega do produto final ao consumidor. Em busca de incentivar o desenvolvimento a Coordenação de Desenvolvimento da Aquicultura em Estabelecimentos Rurais e Áreas Urbanas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA convidou o CRMV-DF para participar de um projeto piloto a ser desenvolvido no âmbito da capital federal e posteriormente expandir para todos os estados brasileiros.

O presidente do CRMV-DF, Méd. Vet Laurício Monteiro Cruz, o Vice-presidente, Méd. Vet. Saulo Borges, o Secretário-Geral, Zootecnista Emanoel Elzo Leal de Barros e o Méd. Vet. Assessor da presidência, Méd. Vet, Roberto Carneiro,  receberam os representantes do MAPA, Médicos Veterinários, Bruno Machado Queiroz e Rui Donizetti Teixeira no final de agosto, para apresentação do projeto. A coordenação de aquicultura e pesca do MAPA, coordenada por Bruno, decidiu criar o programa chamado Forma Jovem Segura com o objetivo de capacitar profissionais e mostrar as possibilidades que este mercado oferece para Médicos Veterinários e Zootecnistas. “A ideia inicial é esse trabalho de capacitação para poder passar um padrão de produção preventivo” explica Bruno.

laurício e representantes do MAPA

O projeto consiste no trabalho preventivo, já na produção de alevinos, estabelecimento de normas para o seu transporte, de maneira a controlar possíveis disseminações de doenças e melhorar o custo benefício da produção de pescado.

Eles explicam que os protocolos existentes para manejo e produção de animais são muito antigos e quando a legislação foi criada o mercado operava basicamente animais de sangue quente como bovinos, suínos, aves entre outros. Mas o mercado e suas demandas se modernizaram e surgiram outras necessidades de consumo, e com elas a busca por pescados.

A ideia de Bruno Queiroz é reunir profissionais multitarefas com auxílio de órgãos de governo como o conselho regional de medicina veterinária outros conselhos que estariam envolvidos na cadeia produtiva e de bem-estar animal para que juntos possam se criar uma rotina de esclarecimentos para prevenção de doenças e promover o bem-estar animal e o melhor custo benefício na produção. “As escolas de ensino superior quase não tem essa disciplina como obrigatória, mas sim como optativa”

 

Além do pescado

Segundo o presidente do SindPet-DF, Fernando Toniol, o mercado de piscicultura é 5x maior do que o mercado de cães, mundialmente falando. Nos continentes asiáticos, europeu e américa do norte são os principais consumidores. “Ainda há mercado para se desenvolver e conseguir espaço para trabalhar” afirma o administrador da clínica Pet Especialidades que trabalha com 4 sócios, todos médicos veterinários. “A piscicultura, talvez seja uma janela a ser explorada” complementa.

Nos últimos anos, o consumo de pescados cresceu no Brasil, mas a legislação que regula o setor ainda é muito antiga, adaptada de outros setores. A área de aquicultura sofre, não só nos termos regulatórios, mas também no desenvolvimento de pesquisas nas áreas de produção de fármacos, engorda, desenvolvimento de produtos químicos para o controle do ambiente aquático.

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

Anderson Melo

Engenheiro de Pesca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais