Os médicos-veterinários, zootecnistas e estudantes de ambas as profissões devem buscar o serviço de saúde para profilaxia pré-exposição a Raiva Humana. O procedimento é indicado para pessoas com risco de exposição permanente ao vírus da doença, durante atividades ocupacionais exercidas por profissionais como:
1) Médicos veterinários, biólogos, profissionais e auxiliares de laboratório de virologia e anatomopatologia para a raiva;
2) Estudantes de medicina veterinária, zootecnia, biologia, técnicos agropecuários;
3) Profissionais que atuam no campo na captura, vacinação, identificação e classificação de mamíferos passíveis de portarem o vírus (cães, gatos, bovídeos, equídeos, caprinos, ovinos e suínos), bem como funcionários de zoológicos e clínicas veterinárias e pet shop;
4) Pessoas que desenvolvem trabalho de campo (pesquisas, investigações eco epidemiológicas) com animais silvestres (morcegos, macacos, canídeos silvestres, dentre outros); Espeleólogos, guias de ecoturismo, pescadores e outros profissionais que trabalham em áreas de risco.
Os profissionais que têm indicação de profilaxia pré-exposição conforme listados acima devem procurar as unidades de referência da sua área de residência para receber a vacina. O interessado deverá apresentar comprovante de atividade ocupacional de risco ao vírus da raiva (carteira profissional, crachá funcional, declaração laboral, declaração escolar).
A lista de locais, dias e horário de atendimento em que se realiza a profilaxia contra a raiva humana pré-exposição, está disponível no link abaixo:
http://www.saude.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2018/05/Lista-de-locais-de-aplicacao-antirrabica-pre-exposicao-03.11.pdf
Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
07 de abril de 2021
Outras notícias
Acesso Rápido
Contatos
SCS Quadra 01, Edifício Ceará, Bloco E, Nº 30, 14º andar
Asa Sul, Brasília - DF
CEP 70.303-900
CRMVDF@CRMVDF.ORG.BR
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal © 2022 - Todos os direitos reservados.
Fale com o CRMV-DF!