Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretário Nacional de Defesa Agropecuária visita CRMV-DF

  • 9 de maio de 2018

O CRMV-DF recebeu na manhã desta quarta-feira (09) a visita do Secretário Nacional de Defesa Agropecuária, Luiz Eduardo Pacifici Rangel, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, em sua sede, em Brasília. O presidente do CRMV-DF, Méd. Vet. Laurício Monteiro da Cruz recepcionou os convidados, junto a seus aos diretores, Secretário-Geral Roberto Gomes Carneiro Carneiro e o Tesoureiro Emanoel Elzo Leal de Barros.

No encontro também participaram os presidentes das Câmaras Técnicas, o Med. Vet. Cássio Ricardo Ribeiro – Bem-Estar Animal; Méd. Vet. Carlos Henrique Câmara Saquetti – Equinos; Méd. Vet. Rafael Silva de Souza – Pequenos Animais; Méd. Vet. Luiza Helena Rocha da Silva – Animais Selvagens; e Méd. Vet. Francisco Anilton Alves Araújo – Saúde Pública.

   todos2  mesa

 

Na pauta da reunião, a proposta de um trabalho interinstitucional permanente entre o CRMV-DF e a SDA/MAPA. Lauricio enfatizou a importância do trabalho em conjunto com o Sistema CFMV/CRMV e a SDA/MAPA, em prol da proteção da sociedade, da saúde animal, da conservação do meio ambiente e a valorização do médico veterinário e do zootecnista. O contexto universal da Saúde Única.

Além disso, trataram sobre os controles de Antimicrobianos e o de Medicamentos de uso Médico Veterinário; o projeto “Nova Defesa Agropecuária” do MAPA; e a regulamentação de assuntos inerentes as profissões, que algumas vezes carecem de pareceres técnicos de profissionais.

Inicialmente o Secretário Luís Rangel tratou da questão do receituário Médico Veterinário e esclareceu que ainda há o que se disciplinar. “Eu acho que ainda temos liberdade para discutir este assunto sem ruídos de outras instituições.”

Em seguida o Secretário esclareceu a posição do MAPA a respeito da criação de normas inerentes a atuação dos profissionais. “A construção de normas que vão no sentido de fortalecer o Méd. Vet. como autoridade que faz o diagnóstico, que faz a recomendação terapêutica ou de produção está na minha mão, mas eu preciso ser provocado para eu dar encaminhamento na medida que vocês me derem subsídios”. Pontuou a necessidade de pareceres técnicos profissionais para legitimar os pedidos perante o órgão.

O projeto Nova Defesa Agropecuária

Na oportunidade da visita Luís Rangel divulgou o trabalho do MAPA no sentido de modernizar a Defesa Agropecuária do órgão, por meio de um projeto chamado “Nova Defesa Agropecuária”. Trata-se da construção de um arcabouço legal moderno, de modo a atualizar as normas vigentes que são bastante antigas. “O setor público não dá conta de abarcar o modelo desenvolvido na década de 70. Há quanto tempo tentamos realizar um concurso? Quando conseguimos são poucas as vagas. ‘Um sonrizal no oceano’” E complementa que a quantidade de profissionais contratados é pequena e insuficiente para a demanda do órgão.

O projeto tem como objetivo modernizar o trabalho da Inspeção como muitas entidades de classe.

Por sua vez, o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro da Cruz, deixou clara a posição da entidade em participar das discussões para colaborar com o aperfeiçoamento das normas inerentes aos profissionais Médicos Veterinários e Zootecnistas do Distrito Federal.

todos

 

 

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais