Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sessão comemorativa na CLDF homenageia Médico Veterinário centenário

  • 17 de setembro de 2018

Com 103 anos, mais de oitenta de profissão e referência mundial na área de medicina veterinária, Milton Thiago de Mello destacou a relevância da agronomia, veterinária e zootecnia no contexto global de necessidade premente de alimentos durante solenidade no plenário na manhã desta quarta-feira (12). A sessão, comemorou o Dia do Médico Veterinário (9 de stembro) e o dia dos zootecnistas (13 de maio).

“O Brasil é uma potência alimentar”, afirmou Mello, frente ao panorama de 7,6 bilhões de habitantes do mundo. O desafio para alimentar essa população foi um dos temas do congresso sobre o futuro da humanidade da New York Academy of Sciences, entidade da qual Mello faz parte. As profissões ligadas a esse contexto devem assistir a uma ascensão cada vez maior, segundo ele, que foi consultor das Organizações das Nações Unidas (ONU) e é o atual presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária. Uma perspectiva para o futuro é a produção de peixes em cativeiro, apontou Mello, ao chamar a atenção para a insuficiência dos alimentos de origem aquática produzidos no Brasil.

Para a diretora da Faculdade de Agronomia e Veterinária de Universidade de Brasília (UnB), Simone Perecmanis, os profissionais da área são os principais responsáveis pelo perfil do agronegócio no Centro-Oeste. Perecmanis também saudou a presença de Mello na solenidade: “Estar aqui com o primeiro microbiologista do País é uma alegria”. Mesmo destaque aos profissionais homenageados e reverência a Milton Mello fizeram o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do DF, Laurício Cruz, e o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, Josélio Moura.

PIB – Moura acrescentou que todos os setores são deficitários no País, exceto a agricultura e a pecuária. Mesma opinião manifestou o veterinário Hélio Blume, integrante do Conselho Regional. “Mesmo com as várias crises, estamos acima no PIB”, disse Blume, ao considerar que os profissionais da área merecem mais visibilidade: “O Brasil real, que não é noticiado, trabalha e produz”. Também destacaram a importância dos profissionais da área para o desenvolvimento da agropecuária brasileira nas últimas décadas o vice-presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas, Cássio José da Silva, e o diretor da Associação dos Zootecnistas do DF e Entorno (AZOO-DF), Emanoel Barros.

A presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais no DF, Andréa Carneiro, anunciou que o próximo congresso da entidade será em Brasília no ano que vem.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais