Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tire suas dúvidas sobre o trabalho voluntário na Sema

  • 17 de agosto de 2016

Quem quiser desenvolver trabalhos voluntários na área ambiental pode participar de atividades ligadas à Secretaria do Meio Ambiente do DF. A decisão e todos os requisitos estão descritos em portaria publicada nesta sexta-feira (5) no Diário Oficial do Distrito Federal.

Perguntas Frequentes

O que é ser voluntário na Secretaria de Meio Ambiente?

É prestar serviços gratuitos e sem pretender ter vínculo funcional ou empregatício. É trabalhar na Secretaria de Meio Ambiente sem ressarcimentos de despesas e sem receber benefícios trabalhistas ou previdenciários.

O voluntário terá algum tipo de apoio para prestar seu serviço?

Sim. Se for autorizado pelo supervisor, poderá utilizar meios de transportes e equipamentos disponíveis para a realização de seu serviço.

Por que a Sema está chamando voluntários?

Para colaborar com as atividades desenvolvidas pela Sema no meio ambiente. E, dentro do Programa Brasília Cidadã, fortalecer a cultura de solidariedade, cidadania, paz social e de pertencimento à identidade, à memória e ao patrimônio público.

Como o voluntário poderá realizar seu trabalho?

Não haverá controle de ponto do serviço prestado pelo voluntário, mas haverá um dever de assiduidade e de cumprimento da carga horária definida em um termo de adesão ao programa.

O que é termo de adesão e quais são os compromissos exigidos?

O termo de adesão é um documento que estabelece os direitos e deveres do voluntário, esclarecendo o tipo de trabalho a ser prestado, carga horária semanal e/ou mensal e a estipulação do tempo de serviço necessário para que o voluntário possa receber o certificado.

Quem pode se candidatar?

Cidadão com idade mínima de 16 anos, que não tenha sido condenado por improbidade administrativa, crime contra a Administração Pública ou tenha sido desligado anteriormente de outro trabalho voluntário por violação das proibições e deveres expressos no Decreto Distrital nº 37.010, de 2015.

O que diz o decreto 37.010, de 2015 que possa orientar o candidato?

O decreto 37.010 diz que se considera serviço voluntário a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a órgão ou entidade pública de qualquer natureza, integrante da estrutura administrativa do Distrito Federal, que atuem nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer, cultura, recreação ou meio ambiente, assim como nas de assistência, promoção e defesa social e jurídica e demais áreas afetas às políticas públicas locais.

Quais profissões são necessárias?

As vagas poderão ser preenchidas por pessoas de qualquer formação acadêmica ou qualquer área de interesse, desde que exista necessidade em áreas de atuação que absorvam o serviço voluntário.

Como se inscrever?

O interessado deve fazer sua inscrição pelo e-mail  voluntariadosemadf@gmail.com e apresentar os seguintes documentos:

1 – Currículo resumido;

2 – Carta de Intenções para explicar porque quer trabalhar voluntariamente, em qual área pretende colaborar e descrever a forma de colaboração;

3 – Indicar a carga horária para oferecer o trabalho voluntário, distribuída semanalmente ou mensalmente, a depender da disponibilidade do interessado e da necessidade da secretaria.

Como será feita a seleção?

Caso tenha disponibilidade de vagas na Sema para a área na qual o voluntário quer trabalhar e seu currículo seja pré-selecionado, ele será chamado para uma entrevista. Mesmo que não haja vagas disponíveis, ele receberá uma resposta. A seleção, aceitação e supervisão do trabalho exercido pelo voluntário ficará a cargo dos dirigentes das áreas.

Quais as áreas disponíveis para o trabalho voluntário?

Assessoria Jurídico-Legislativa, Unidade Estratégica de Biodiversidade e Cerrado, Unidade Estratégica de Direitos Animais, Assessoria Especial de Clima, Grupo de Trabalho Brasília Solar, Centro de Excelência do Cerrado (Cerratenses).

Onde obter mais informações?

Programa Brasília Cidadã (http://www.portaldovoluntariado.df.gov.br/main/index.xhtml).

 

 

​Fonte: http://www.sema.df.gov.br/noticias/item/3143-tire-suas-d%C3%BAvidas-sobre-o-trabalho-volunt%C3%A1rio-na-sema.html

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais