O Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do @minsaude, em resposta ao CFMV, confirma que “os médicos-veterinários atuam em diversas frentes e estão inseridos nas clínicas, hospitais, defesa sanitária, desempenhando atividades que vão desde a gestão até a vigilância de zoonoses, vigilância ambiental em saúde, epidemiológica e sanitária, o que os torna mais suscetíveis à doença”.
O Ministério informa também que será feito um escalonamento dos grupos prioritários para vacinação, conforme a disponibilidade das doses de vacina, sendo facultado a estados e municípios a possibilidade de adequar a priorização de acordo com a realidade local. Dessa forma, para a primeira fase de imunização, que tem seis milhões de vacinas disponíveis, sendo necessárias duas doses para completar o esquema vacinal, o ministério priorizou os grupos segundo os critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença. A recomendação é que os primeiros a receber a vacina sejam os profissionais da saúde da linha de frente, ou seja, os que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), prontos-socorros, ambulâncias, hospitais referenciados para a covid-19, bem como equipes de vacinação que irão imunizar a população e os trabalhadores de instituições de acolhimento de idosos e jovens e adultos com deficiência. Em seguida, serão vacinados os demais trabalhadores de saúde.
O ministério solicitou que todos os postos dos municípios, estados e do Distrito Federal disponibilizem a vacina e orienta que, para ter direito, basta o médico-veterinário apresentar sua carteira de identidade profissional.
No Distrito Federal o Secretário de Estado de Saúde, Osnei Okumoto públicou um vídeo, no Instagram do órgão, explicando sobre o início da campanha de vacinação. Você poderá acessar a imagem pelo link aqui:
Inicialmente serão imunizados trabalhadores da saúde que estão no enfrentamento ao coronavírus, idosos e deficientes institucionalizados (albergues, asilos, entre outros) e cuidadores que atuam nessas instituições, além de indígenas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CFMV com informações do CRMV-DF e Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.
19 de janeiro de 2021
Outras notícias
Acesso Rápido
Contatos
SCS Quadra 01, Edifício Ceará, Bloco E, Nº 30, 14º andar
Asa Sul, Brasília - DF
CEP 70.303-900
CRMVDF@CRMVDF.ORG.BR
(61) 3225-6621
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal © 2022 - Todos os direitos reservados.
Fale com o CRMV-DF!