Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vira Amigo: participe de curso sobre guarda responsável de animais de estimação

  • 12 de novembro de 2020

Além do curso on-line, população terá acesso a textos elaborados por especialistas sobre cuidados com cães e gatos

Ter em casa animais de estimação é uma grande responsabilidade. Para ajudar tutores a cuidar dos pets de forma adequada, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-DF) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) criaram o curso online “Guarda responsável”. As instituições são parceiras do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e participam dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto “Vira Amigo”. A iniciativa foi lançada em 2019 com uma campanha para estimular a adoção e os cuidados com os animais.

A atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas clicando aqui. Além do curso, as redes sociais das instituições parceiras publicarão conteúdo educativo sobre os conceitos relacionados à guarda responsável de animais domésticos, em especial cães e gatos. O material oferece informações sobre controle reprodutivo, vínculos afetivos e emergências e adversidades, além de cuidados em geral.

Responsabilidade

Por meio da guarda responsável, é possível preservar a saúde de humanos e pets, além de reduzir impactos ao meio ambiente. A promotora de Justiça de defesa do Meio Ambiente Luciana Bertini explica que um dos principais objetivos da iniciativa é evitar situações de abandono e maus-tratos. “A adoção deve ser entendida como uma responsabilidade permanente, por isso o curso é útil para todos que já têm ou desejam ter animais de estimação”, afirmou.

No curso, a promotora de Justiça trata do papel do Ministério Público na proteção dos animais. “Importante que todos saibam que maltratar e ferir animais domésticos, silvestres ou exóticos é crime. Podem configurar atos de abuso ou maus-tratos aos animais condutas como bater, machucar, não oferecer água e alimento, abandonar ou deixar de fornecer cuidados para seu bem-estar e sobrevivência. Sempre que houver suspeita de maus-tratos, deve-se buscar uma delegacia, o Ministério Público ou o batalhão da Polícia Militar Ambiental para denunciar”, esclarece Luciana Bertini.

Segundo o presidente da Câmara Técnica de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal do CRMV-DF, o médico veterinário Jorge Caetano Júnior, o curso tem como público-alvo tutores, protetores, estudantes e profissionais envolvidos na cadeia de serviços para animais de estimação. “Os médicos veterinários e zootecnistas terão a oportunidade de conhecer ou aprimorar as práticas que compreendem a guarda de animais de estimação. Os participantes também poderão reconhecer a importância da guarda responsável para evitar a ocorrência de zoonoses e outros agravos à saúde pública, como acidentes rodoviários e mordeduras”.

Vira amigo

O nome da campanha é um trocadilho com a ausência de raça definida na maioria dos animais que aguardam adoção. Clique aqui para acessar a cartilha “Adoção responsável de cães e gatos – cuidados e informações”. Mais informações sobre adoção também estão disponíveis em www.mpdft.mp.br/site/defesanimal.

Fonte: Assessoria de Imprensa do MPDFT

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais