Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Work Shop sobre deontologia simula julgamento no CRMV-DF

  • 2 de maio de 2018

 Na última sexta-feira 27 de abril o CRMV-DF promoveu um Work Shop sobre Deontologia para professores de Medicina Veterinária e Zootecnia das faculdades do Distrito Federal, no auditório da FAPE, em Brasília. O objetivo foi esclarecer dúvidas dos professores mostrando como funciona, na prática, aquilo que os mestres explicam aos alunos no dia a dia em sala de aula, insclusive com um julgamento simulado, para melhor ilustrar uma sessão de julgamento. O encontro foi dirigido pela Conselheira Efetiva, Marina Zimmermann e Rafael da Silva Souza, além de colaboradores da entidade.

Julgamento simulado

Inicialmente foi organizada uma roda de conversa sobre a aplicação do código de ética das profissões, como ocorrem os processos dentro da entidade, explicando o trâmiteite da denúncia ao julgamento. E por fim a simulação de um julgamento e o seu rito.

Segundo o Médico Veterinário e professor Francisco Oliveira que ministra Deontologia e Fisiologia no UniCEUB, o Work Shop foi uma boa oportunidade de esclarecer dúvidas. Ele acredita que a disciplina é de grande importância para preparar os alunos, quando estiverem formados e atuando. “É importante para a conscientização dos alunos, para quando eles saírem da faculdade, já se formarem com a consciência que o Conselho existe, que ele tem uma função e que uma dessas funções é o julgamento da conduta ética dos profissionais”.

Francisco também pontuou a importância da interpretação do texto das resoluções, já que os documentos são acessíveis, mas as vezes aparecem dúvidas quanto a interpretação e o Work Shop possibilitou conversar com o Assessor Jurídico do CRMV-DF, Weber Teixeira Neto.

Mas o encontro foi além. Um julgamento foi simulado, onde foi colocado um processo ético hipotético, criado exclusivamente para o evento. O local foi preparado da mesma forma que um julgamento real, com a mesa diretora, as partes envolvidas, em lados opostos e o corpo de conselheiros no meio. No decorrer do rito, foi sendo esclarecida como é feita a apresentação do caso, o voto dos conselheiros e a decisão final. No decorrer do processo cada um interrompeu e fez perguntas.

 

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais