Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Zootecnista destaca importância de se aperfeiçoar profissionalmente

  • 12 de março de 2021

A constante busca por conhecimento abre portas para profissionais de todas as áreas, já que o mercado é dinâmico e as oportunidades vão e vem. Cabe a cada um estar preparado para aproveitar a sua. A zootecnista Verônica Maria Pereira Bernardino, preparou-se e não deixou passar a sua chance.

Ela formou-se na Universidade Federal de Viçosa, em 2006, fez mestrado na mesma faculdade, na área de nutrição de monogástricos e em 2008 iniciou um doutorado, em Lavras. Já em 2012, teve uma oportunidade de trabalhar no Distrito Federal, como responsável técnica de uma fábrica de ração, chamada Basa Alimentos, atual FVO Alimentos. “Hoje, além de ser RT da empresa em Brasília, eu também sou responsável pelo controle de qualidade de toda a FVO, nas unidades de São Paulo, Goiás, Pernambuco e Espírito Santo. ”

Dra Verônica Bernardino Zootec

Zootecnista Verônica Maria Pereira Bernardino

 

Sobre o fato de ser mulher, ela explica que nunca passou por nenhuma situação que a constrangesse na época de sua formação acadêmica. “A maioria dos lugares que eu fiz estágio, acredito que já estavam preparados para receber estudantes, seja homem ou mulher. ” Relata a zootecnista, sobre suas experiências, ainda nos estágios.

Mas ela explica que, quando ingressou no mercado de trabalho, na área industrial, sentiu um pouco de resistência, mais pelo fato de ser recém-formada, do que por ser mulher. “Eu estava em um meio aonde tinha muitas pessoas experientes, e as vezes questionavam se eu daria conta. Mas isso foi por pouco tempo, porque acredito que com o trabalho a gente consegue conquistar o espaço e credibilidade. ” Ela exalta não ter passado por nenhuma situação desconfortável.

Verônica explica que a sua equipe de trabalho em Brasília é constituída por maioria feminina, são 11 mulheres e dois homens. “Isso vai muito da cultura da gestão, quando você trabalha em uma empresa que abre espaço para você mostrar o seu trabalho fica muito mais fácil.”. Explicou a zootecnista em relação a liberdade de demonstrar seus conhecimentos profissionais.

Ela é responsável pelo desenvolvimento de todos os alimentos secos produzidos pela fábrica, não só da unidade de Brasília, mas de todas fábricas da empresa. A zootecnista explica que o seu trabalho passa pela formulação dos produtos e também no que se refere a regulação, juntamente ao Ministério da Agricultura e todas as questões legais a serem cumpridas, além da qualidade. “Eu participo de auditorias em todas as fábricas, já que o controle de qualidade da empresa é centralizado aqui em Brasília, comigo”.

Para as pessoas que estão começando, ela manda um recado. “Muitas pessoas que se formam e vão assumir uma Responsabilidade Técnica, terminam liderando uma equipe de trabalho. Então, além de estudar a parte de nutrição, também tem que estudar um pouco de liderança, gestão de pessoas. Porque são conhecimentos que a gente não adquire em nossa formação, então precisamos complementar. ” Ela endossa que todos os dias tem algum conhecimento sendo produzido e as novidades vão aparecendo, e a a constante busca por atualização faz a diferença.

 

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

12 de março de 2021

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais